Banco de Notícias

Universidade empossa mais 13 professores aprovados em concurso público

Empossados 1501A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, na tarde desta sexta-feira (15/1), a posse de mais 13 aprovados no concurso público de professor de educação superior. A solenidade foi realizada no Salão de Conselhos, do prédio da Reitoria (campus-sede), presidida pelo reitor, professor João dos Reis Canela. Entre outubro e dezembro últimos, a Unimontes já havia realizado –, conforme cronograma – três eventos para a posse da maioria dos aprovados em concurso, definidas a partir das nomeações do Governo do Estado e do ajustamento junto à representação docente da Universidade.

Os empossados nesta sexta-feira são professores que, nos atos anteriores de posse e exercício, apresentaram o termo de prorrogação – por motivos diversos. Pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), foi autorizada a nomeação de 454 aprovados no Concurso Público para Docente.

Leandro daLuz

Aprovado Leandro da Luz

Oriundo do município de São Gonçalo do Rio Preto (Vale do Jequitinhonha), Leandro da Luz Vieira é um destes novos professores. Egresso da própria Unimontes, ele assume titularidade no Departamento de Ciências Exatas na área de Matemática. “Terminei a graduação em 2013 e imediatamente parti para a titulação no mestrado acreditando na possibilidade de fazer um concurso. Felizmente, consegui ingressar onde tudo começou”, disse o docente, que é mestre em Análises, mesma área em que cursa o doutorado – ambos pela UFMG.

PASSO

O reitor da Unimontes, professor João Canela, ressaltou que a solenidade de posse é mais um passo para as novas situações funcionais dos docentes da Universidade. “Muda-se o perfil do vínculo, minimizando a instabilidade funcional em nosso corpo docente”. Ele lembrou que, antes do concurso, o corpo de professores apresentava um percentual de 70% em “situação flutuante” – designados ou efetivados.

Assinatura posse151

Reitor João Canela durante a assinatura dos termos de posse e exercício

Ao mesmo tempo, ressaltou a contribuição dos professores que até então faziam parte do quadro funcional da Unimontes. “A história não pode deixar de marcar a extraordinária participação de profissionais que contribuíram com o crescimento institucional”, completou o reitor.

Os pró-reitores e professores Roney Versiane Sindeaux (Planejamento, Gestão e Finanças) e João Felício Rodrigues Neto (Ensino) participaram da solenidade, que também contou com a presença do professor Antônio Dimas Rodrigues, diretor da Editora Unimontes e integrante do Comitê de Ética da Unimontes.

“Sejam bem-vindos e estejam prontos para fortalecer e articular a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, numa visão crítica e inovadora”, disse o professor Dimas.