Banco de Notícias

Concurso para professor: publicadas mais 21 nomeações e perspectiva é para mais avanços

arte concurso

A atuação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para o bom andamento das iniciativas acadêmicas apresenta uma série de pontos de destaque, como o avanço do quadro permanente de docentes diante da realização do concurso público para professor de ensino superior. E as ações junto ao Governo de Minas Gerais, em alinhamento com aSecretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), permitem o cumprimento integral de todas as etapas do concurso.

Nesta terça-feira (31/5), foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado “Minas Gerais”, o ato com mais 21 novas nomeações de professores aprovados no concurso público da Unimontes. A decisão, assinada pelo governador Fernando Pimentel, está nas páginas 2 e 3 do Diário do Executivo e contempla os editais dos departamentos de Artes, Ciências Exatas, Ciências da Computação, Comunicação e Letras, Educação, Estágios e Práticas Escolares, Métodos e Técnicas Educacionais, Odontologia e da Saúde da Mulher e da Criança.

A perspectiva, agora, é para que seja considerado o pedido da Reitoria da Unimontes, que revê a autorização e viabilize o encaminhamento de mais 10 nomeações.

CONFIRA

Ao mesmo tempo, diante de nova solicitação da Unimontes, considera-se também a possibilidade de outras 13 nomeações – perfazendo um total de 44 novos nomeados. Os procedimentos são gradativos, em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal, sem a possibilidade de impactos na folha salarial da Universidade.

AJUSTES

Após homologação do resultado final, são necessários ajustes nos departamentos da Universidade para solicitação das nomeações. A condição para nomear está na substituição dos atuais designados. E são os respectivos departamentos que fazem o encaminhamento das informações necessárias que possibilitam estas nomeações. O compromisso da gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros é concluir integralmente os 27 editais, homologar, nomear e dar posse para todos os professores dentro do limite de vagas.

O concurso público para professor da Unimontes teve início em 2014, com dois anos de vigência – e a possibilidade de prorrogação por igual período conforme editais. Com editais específicos para cada área de conhecimento, contempla 27 departamentos da Universidade com a oferta de 636 vagas. Apenas 93 vagas não receberam inscrições ou não tiveram candidatos aprovados (o que demandará novo certame).

No atual momento, 160 aprovados estão com providências de nomeação sendo encaminhadas em momentos diferentes do processo nomeatório – incluindo aquelas que ainda dependem de informações por parte dos respectivos departamentos para que sejam viabilizadas.