Banco de Notícias

Empossados mais 16 aprovados no concurso público da Unimontes

destaqueForam empossados nesta quarta-feira (22/6), mais 16 aprovados no Concurso Público para Professor de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade de posse, realizada na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria), foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela juntamente com o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes e o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

Conforme a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), foram nomeados 390 professores aprovados no concurso público, dos quais 369 já tomaram posse. O concurso foi realizado entre outubro de 2014 e janeiro de 2015 para o preenchimento de 637 vagas. As primeiras nomeações foram publicadas em outubro de 2015. Na quarta etapa, foram nomeados 22 professores de 10 departamentos. Quatro deles não apresentaram a documentação necessária para a posse. Outros dois aprovados pediram prorrogação de posse.

[+] VEJA MAIS FOTOS

O reitor João Canela destacou a atuação e o compromisso do Governo de Minas Gerais na realização do concurso público para professor da Unimontes. Agradeceu a atuação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) – na pessoa do subsecretário Márcio Portes. Ele também enalteceu o empenho da Comissão Especial de Concursos e a contribuição da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes) para que o certame fosse viabilizado.

MARCO

O reitor destacou que o Concurso Público para Professor de Educação Superior representa um marco divisor na história da Unimontes. “A partir do concurso público, a Universidade passa a contar com um corpo docente forte, com situação funcional regularizada”, afirmou o professor João Canela. Ele salientou que com a realização do concurso, a Unimontes atinge o percentual de 75% do seu corpo docente formado por efetivos. “Até pouco tempo, o percentual de professores efetivos da instituição não chegava a 45%”, observou.

O vice-reitor Antonio Alvimar deu boas-vindas aos aprovados no concurso público, destacando que terão uma oportunidade de crescimento dentro da Unimontes. “O serviço público, apesar das limitações, é um espaço que permite liberdade e a criatividade. É um espaço que fomenta a democracia, o respeito e a oportunidade de crescimento profissional”, afirmou o vice-reitor.

O subsecretário Estadual de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, cumprimentou os novos professores efetivos da Unimontes e enalteceu o trabalho da instituição. “A Unimontes realmente fomenta o crescimento do Norte e Noroeste de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Esta Universidade contribui para o desenvolvimento e formação dos cidadãos nas regiões onde atua”, testemunhou o subsecretário.

Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - Minas Gerais. Todos Direitos Reservados