A UNIMONTES

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)   atua, prioritariamente, numa vasta extensão geográfica, que abrange uma área superior a 196 mil km², correspondente a 40% da área total do Estado, incluindo as regiões Norte, Noroeste e os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Urucuia. Além do campus-sede, conta com 11 campi nessas regiões, situados nos municípios de Almenara, Bocaiuva,  Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

Atualmente, a Universidade reúne 9.169 alunos matriculados na graduação, sendo 5.382 no campus-sede, 2.456 nos demais campi e outros 1.331 alunos do modelo a distância, viabilizados por intermédio do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A Unimontes já diplomou 48.686 profissionais nos seus cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento.

A instituição oferece 108 cursos nas modalidades graduação (56), técnico presencial (4), a distância (39) e técnicos a distância (9). Neste ano, a Unimontes retomou as ações da unidade de Joaíma, com a implantação do curso de Matemática (licenciatura). Foram iniciadas as ações para a instalação do curso de Tecnologia em Gestão Pública em Pompéu.

Na pós-graduação Stricto sensu, a Unimontes soma  436 alunos. A Universidade conta com 11 mestrados próprios, dos quais nove estão em funcionamento e outros dois se encontram na fase de implantação: Geografia e Modelagem Computacional. Oferece, ainda, dois doutorados próprios e o curso de mestrado Profissional em Letras, viabilizado a partir de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A investigação científica e tecnológica é incrementada com o estímulo permanente à iniciação científica e à integração com a graduação. Atualmente, a universidade conta 45 grupos de pesquisa e 160 linhas de pesquisa, totalizando 527 projetos de pesquisa aprovados.

São implementados projetos de pesquisa de interesse regional, propondo soluções para os problemas e  para a melhoria da qualidade de vida. As ações na área são reforçadas com o apoio de organismos estaduais e federais de fomento à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ASSISTENCIA À SAÚDE

Outro destaque  das ações da Unimontes é a assistência à saúde, proporcionada pelo Hospital Universitário Clemente de Faria. Único genuinamente público em Montes Claros e em vasta região geográfica do Estado, o hospital  presta atendimento bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com os títulos de reconhecimento nacional e internacional, como Hospital Amigo da Criança, Maternidade Segura e o Prêmio Galba de Araújo, oferece assistência de qualidade comprovada e realiza, anualmente, em média, 480 mil procedimentos médico-hospitalares.

O Hospital Universitário possui 171 leitos. Nas áreas de urgência e emergência conta com UTI Neonatal e Pediátrica, uma Unidade de Cuidados Intensivos para Adulto e Pronto Socorro 24 horas.